segunda-feira, 5 de outubro de 2009

"AVENTE RIO 2016"



Chega de fábulas, por hora, alguns ensaios estão pedindo espaço; portanto...
Um pouco do meu ponto de vista:

Pra todo tema há sempre opiniões divergentes. Há quem não concorde com a idéia, agora mais concreta, do Brasil sediar uma Olimpíada. Está aí um tema bem abrangente, que provocará tumulto “necessário” ao longo dos próximos anos que antecedem as “Olimpíadas RIO 2016”. Esta era a ambição de nossos esportistas, empresários, políticos e meia dúzia de meros telespectadores.

A idéia enche o ego daqueles que amam o esporte, entretanto há interesses políticos e financeiros, e se não vigiarmos “a idéia” também encherá o bolso dos corruptos de plantão do nosso “Brasil Brasileiro”. Eu sempre lamento a pouca atenção que é dada aos demais esportes, além do futebol, em nosso país. Considerando, é claro, a cultura de cada país que leva sua população a se identificar um pouco mais, a um determinado esporte; eu entendo que “nós brasileiros temos uma incrível paixão ao futebol”. E isso é um fato importante, não só no Brasil como em outros países de acordo com seus esportes preferidos! Voltando a relevância que pretendo alcançar, os incentivos aos demais esportes em nosso país é meramente dado de acordo com o quanto a modalidade esportiva seja “FASHION” ou não. O atletismo, por exemplo: teria de ser, portanto, uma tendência! Teria que estar na “moda” para receber patrocínio dos empresários, pois o governo por si só não dispõe de verbas suficientes, para incentivar e beneficiar os atletas praticantes dessa, e tantas outras, “modalidades esportivas” esquecidas em nosso país.

Finalmente, sediaremos uma olimpíada. A de 2016. E se o Brasil já estava na moda, imagina agora?! Temos aproximadamente sete anos até lá! Mas precisamos considerar que, nesse caso, tempo não é crédito, mas sim prestações; pois a partir de agora estamos endividados com o mundo, que espera de nós um palco maravilhoso para um dos maiores espetáculos visto “uma olimpíada”. No meio desse tempo, precisamos lembrar que em nosso país, se aproxima a eleição para presidente, e mudaremos o nosso representante. Tenho em mente o quanto nossos políticos se prenderão a essa idéia para suas campanhas. Tenho sorte em saber discernir o quanto não precisaremos ser campeões em números de medalhas, porque não será essa nossa missão. Enfim, uma olimpíada não é apenas um espetáculo para o esporte, mas apesar de todas as vestes, é a apresentação desnuda de um país aos olhos do mundo.

A força, a intensa alegria, a criatividade são características do nosso povo. Estamos felizes. E é essa felicidade que irá se fixar nos próximos anos. Porém, não é hora de sentirmo-nos orgulhosos, pois, ainda, temos muito trabalho pela frente. Mas essa é sem dúvida uma outra "boa razão" para “reformar” o nosso país. Já que a fome e a desigualdade social, por si só, não movimentam a nossa gente "humildemente feliz. “Boa sorte, Brasil”!

Sussumonte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário