segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eu, “Pseudocidadã” Brasileira.


Ontem à tarde – será melhor enfatizar-lhes: fim de tarde – saí às ruas para exercer meu direito & obrigação de votar. Verdade seja dita, ainda não tive a convicção que fiz algo prazeroso – nem tinha motivos para tanto – e apesar de não ter encontrado motivos para votar com satisfação (um pouco que fosse), deixei o perrengue de lado, e, imaginando a minha participação num sistema *Democrático Representativo (vide bula), votei!

Embora eu tenha o direito de expressar minha opinião, revelando o nome de cada um dos meus candidatos, ainda assim, não darei nomes aos bois. Não, não direi quais os candidatos tiveram o prazer de receber meu voto. Até mesmo porque, na atual democracia que vivemos, “esses” são fatores irrelevantes – acreditem em mim – A ORDEM DOS POLÍTICOS NÃO ALTERA O RESULTADO - por uma razão simples: os cidadãos brasileiros, não de um modo generalizado, mas a maior parte, são “politicamente analfabetos”, quer seja por comodismo, quer seja por inacessibilidade de conscientização política. Este fato justifica a percepção, e, revisão flutuante da nossa constituição. Na verdade, desde cedo, deveríamos receber orientações sobre a “verdadeira cidadania” o que nos garantiria seu exercício: tomar consciência dos direitos e deveres.

Comparação

*[...] Numa Democracia Representativa, (atual pseudo sistema governamental brasileiro): elegemos nossos representantes e governantes. Sendo eles, integrantes do PODER LEGISLATIVO (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do PODER EXECUTIVO (administram e governam – prefeitos, governadores e PRESIDENTE DA REPÚBLICA).

É preciso ao povo sair desse estado de alienação e desenvolver uma posição de cidadão. É preciso “urgente” correr atrás, conhecer os direitos ja estabelecidos e quando for “absolutamente necessário” solicitar alterações ante a realidade atual.

Política é ou não é um assunto chato? Quem é o culpado, e ou, responsável por você pensar assim?

Fé em Deus no segundo turno !

... Acabo por aqui por causa do sono! Boa noite, melhor, Bom Dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário